segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Caso do Poltergeist de Enfield

Primeiramente gostaria de dar uma palavra sobre Poltergeists, afinal, sei que tem muita gente que não sabe o que realmente é. Poltergeists são um tipo de evento sobrenatural, em que um espírito perturbado se manifesta deslocando objetos e fazendo ruídos por curto período de tempo (e é isso que os diferencia das assombrações, que podem ocorrer por vários anos em determinado local.) Os casos mais famosos foram conhecidos como "Amityville" e " O caso do Poltergeist de Enfield". Bem...Agora que já expliquei um pouco, vamos nos dirigir ao assunto:


(Casa de Enfiend)

O caso do Poltergeist de Enfield ocorreu na Inglaterra, tendo maior perído de atividade entre agosto de 1977 e 1980.Os sinais foram característicos desse tipo de fenômeno sobrenatural, como pancadas nas paredes, objetos sendo jogados para os lados por si só e chamas de fogo que espontaneamente se acendiam e apagavam. O local ficou famoso depois que uma família assinou um depoimento relatando que havia uma cadeira se deslocando sozinha pela casa, o que atraiu muito a mídia e a Sociedade de Pesquisas Psíquicas (SPR), cujo os líderes/pesquisadores para representar essa sociedade foram Maurice Grosse e Guy Lyon Playfair.

A história da casa começa, não se sabe porque, quando uma mãe (Sra.Harper) e seus três filhos se mudam para a casa em Enfield e a cômoda do quarto todo dia se deslocava sozinha sem explicações, Sra. Harper, assustada, ligou para polícia que disse realmente perceber todas as características de um Poltergeist por lá, resolveram então, trazer um médim e um padre que nada puderam fazer, os golpes e movimentos continuaram.Foi nessa época que a mídia começou a se interessar pelo caso e chamaram a SPR que registraram através de gravações e documentários mais de 2.000 eventos inexplicáveis.Tiveram até vezes que tentaram parar os fenômenos, colocando fios elétricos para a cama não se deslocar, mas os fios foram rompidos e a cama voltou a se mover.

Tempos depois, uma outra médium foi levada a fim de verificar se havia qualquer entidade que poderia estar na casa. Ela sugeriu que existiam várias entidades alimentando-se da energia que saia da aura da Sra. Harper e de uma das crianças(Janet) que tinha sido a mais afetada até então. Após a médium ir embora, detectou-se um nível maior de violência das entidades e mais tarde, registraram até um poltergeist se comunicando através do corpo de Janet dizendo ser um velho que havia morado lá. (Sra.Harper)


O número de incidentes começou a declinar na primavera de 1978 e em 1980 até atualmente não se conseguiu registrar mais nada.

As explicações sobre o poltergeist de Enfield dividiram entre aqueles que aceitam uma explicação paranormal e os céticos.A perspectiva mais cética foi oferecida por Anita Gregory, que tentou explicar os fenômenos por fraude produzida pelas crianças, porém muitos não o aceitam por serem convictos em relação a assuntos paranormais.

Aqui postarei um vídeo de parte de um dos documentários do caso, porém já vou logo avisando que não achei nada em português, está tudo em inglês, entretanto está de fácil entendimento:




Agora só resta cada um tirar suas próprias conclusões do assunto. E aí? O que vocês acham? Tudo fake ou existiam mesmo Poltergeists na casa de Enfield?

Nenhum comentário:

Postar um comentário