quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Centrália
Uma cidade cheia de ruas interditadas, névoas e de caráter sombrio. Essa é Centrália, uma cidade-fantasma localizada nos Estados Unidos, mais precisamente, na Pensilvânia.
História da cidade
Centralia foi incorporada como uma cidade em 1866, que foi assim chamada só após esse ano, antes era denominada de Centreville, mas já havia uma cidade com o mesmo nome.
O carvão antracito (tipo de carvão mineral que é extraído do subsolo e traz muitas riquesas pelo fato de ter a maior quantidade de carbono) foi o principal e o mais explorado tipo de indústria e a que mais trouxe benefícios e lucros a comunidade até 1960, quando a maioria das companhias saíram do negócio. Única empresa que continuou a investir, mas que logo também desistiu, foi a chamada Bootleg.
Agora vocês devem estar se perguntando o motivo de eu escrever tanto sobre o carvão no âmbito industrial da cidade, pois então, em1962, o que dava mais dinheiro à cidade acabou se tornando prejuízo não só ao município, mas também como ao país, que ainda tenta resolver o problema e não consegue.
Um acidente em uma das minas de carvão causou um enorme incêndio. O fogo se espalhou pela mina, que se estendia por quase todo o subsolo da cidade, liberando gases tóxicos por toda a cidade. E esses podiam causar graves problemas respiratórios a população de lá, obrigando todos a se retirarem quase que imediatamente do local.
Até hoje não se tem certeza de como realmente o incêndio começou, se foi incêndio criminoso ou natural, porém, podemos saber onde e porque ele começou. O incêndio ocorreu, porque as chamas se iniciaram em um depósito de lixo e este teve contanto com um poço de uma das minas abandonadas . Os bombeiros chegaram e começaram a fazer seu trabalho, porém, dessa vez o fogo não foi extinto... Nem naquela época, nem nos dias atuais. O governo americano, vendo o perigo que essa fumaça tóxica poderia ocasionar a saúde das pessoas na região, investiu MUITO dinheiro (aproximadamente 42 milhões de dólares) para tentar parar a névoa, mas pelo jeito a tentativa não deu muito certo e eles acabram desistindo.
Muitas histórias são relatadas lá, o que chamou a atenção e tornou Centrália mais famosa. Dentre essas histórias, a que mais deixou as pessoas em estado de choque, foi a de um garoto de 12 anos, que caiu em um buraco que surgiu repentinamente sob seus pés, um amigo que estava próximo conseguiu segurar o garoto antes que ele afundasse totalmente no buraco de 45 metros de profundidade, onde ainda era possível ver as chamas no fundo. O garoto relatou que sentiu como se tivesse caindo no inferno. E sim, essa história é realmente verdade, tanto as ruas, como as casas de Centrália estão ao pedaços, sendo que as ruas, devido a altíssimas temperaturas e toxidês do subsolo , podem abrir crateras gigantescas.
Algumas fotos da cidade:
Durante toda a história do município, quando a atividade de mineração de carvão estava sendo realizada , a cidade tinha uma população de mais de 2.000 residentes, demografia razoavelmente boa até então. Outro análise demográfico foi feito em 2009, e lá restam apenas 7 pessoas. (D:)
Curiosidades
*Estima-se que o fogo pode perdurar-se ainda po 250 anos ou mais.
*Quase todas as casas de lá foram demolidas.
*Não falei sobre isso, mas uma das coisas mais interessantes sobre Centrália, é que ela foi a inspiração para o filme Terror em Silent Hill. O roteirista de Silent Hill, Roger Avary, veio para a cidade de Centrália quando estava procurando por algo "estranho" ou "diferente" que pudesse ser usado no filme.
* Na cidade existem várias placas com os dizeres do tipo: "Perigo Mortal".
*Uma das principais estradas de acesso à Centralia, atualmente está interditada.
*Centralia também é conhecida como “A Boca do Inferno" e "The Real Silent Hill".
* A igreja ainda no bairro, Santa Maria, realiza serviços semanais de domingo e não é afetado pelo fogo. (As únicas 7 pessoas de lá sempre vão lá para fazer suas orações).
*Espera-se que muitos ex-moradores retornarão em 2016 para abrir uma cápsula do tempo enterrada em 1966 ao lado de veteranos do memorial.
*A renda mediana para uma casa na cidade foi 23,750 $, ea renda mediana para uma família era $ 28.750. A renda per capta do município foi de $ 16.083.
*Episódio 200 de Os Simpsons ("Trash of the Titans") foi vagamente baseado na história de Centralia.
* Existem vários livros sobre Centrália, o mais famoso é do autor Bill Bryson e se chama "A Walk in the Woods", lá ele relata sua visita à cidade.
E aí? Você visitaria Centrália?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário