segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

John Wayne Gacy (1942 - 1994)


Hoje começarei falando sobre serial killers (assassinos em série), especificamente sobre John Wayne Gace, terror para quem tem medo de palhaços e de serial killers, ou seja, duplamente assustador. John Wayne, também conhecido como "O palhaço assassino", nasceu em Chicago, nos Estados Unidos (em março de 1942) e morreu em 25 de maio de 1994 com uma média de 33 vítimas assassinadas por ele durante seis anos.

O começo 
Seu pai, John Gacy, era alcoolatra e o espancava sem grandes motivos sem contar que constantemente o  insultava e dizia coisas inadequadas para o filho quando ainda pequeno, apesar de todos os fatos, Wayne ainda parecia gostar do pai.

Na pré-adolescência, aos 11 anos, Gacy foi atingido na cabeça por um balanço. Nos cinco anos seguintes, periodicamente sofria escurecimentos da visão. Foi descoberto um coágulo em seu cérebro, que foi removido cirurgicamente, e houve a remissão do problema, contudo, ele ainda manteve outros sintomas hipocondríacos, que o ajudavam a afastar-se de atividades mais masculinas, como a prática de esportes violentos – ocasionalmente tinha queixas cardíacas, por exemplo.


Mais tarde, quando adulto, John Wayne Gacy casou com uma colega de trabalho e se formou em Administração tornando-se vendedor de sapatos.
Em 1968, um evento pegou todos seus conhecidos de surpresa: John havia sido acusado de ter subjugado sexualmente, por um longo período de tempo, um jovem empregado. Gacy contratou um adolescente assassino para espancar uma testemunha da promotoria, e mais acusações pesaram sobre ele. Foi aí então, que cometeu seu primeiro crime.Negociando uma confissão, foi sentenciado a dez anos de prisão.
Prisioneiro “modelo”, foi solto menos de dois anos depois. Entretanto, sua esposa o largou, neste período. Gacy voltou então para Chicago.
  
Os crimes
Estabeleceu-se como construtor e casou novamente. Desenvolto, logo adquiriu popularidade com os vizinhos. Participava da política (tendo posado para uma foto ao lado da primeira-dama do país) e agia como um cidadão exemplar, cumprindo com todas as obrigações familiares e civís, fantasiava-se de palhaço em festas caritativas e era membro do Conselho Católico e da Defesa Civil.

Foi então que começou a matar. Muitas vezes atacava conhecidos, mas em outras ocasiões abordava pessoas na rua, às vezes de uma forma convidativa, outras mais intimidativo. Escolhia sempre pessoas do sexo masculino – adolescentes ou jovens adultos.
Sodomizava-os, torturava-os e depois os matava, geralmente sufocados ou estrangulados. Enterrava os corpos no chão de sua casa (Onde realizava as festas do bairro. Vários vizinhos saiam de suas festas comentando sobre o mal cheiro da casa; Até sua esposa comentava, achando que nos encanamentos havía um ninho de ratos mortos, porém nunca chegaram a desconfiar nada sobre John) – até que, sem espaço, começou a jogá-los em um rio.

Sua primeira vítima oficial foi um homem que conquistou o cargo de vereador (também postulado por John), chamado Jeffrey Rignall,  ele tinha saído para tomar uns drinques quando um carro cortou-lhe o caminho e se ofereceu para levar-lhe até a região dos barzinhos...
Rignall aceitou o convite sem suspeitar o que aconteceria em seguida. John Wayne Gacy atacou-lhe com clorofórmio e a seguinte imagem que Rignall viu foi John nu em sua frente exibindo uma impressionante coleção de objetos de tortura sexual. Rignall passou toda a noite aprendendo na própria carne a dolorosa teoria que seu seqüestrador ia explicando-lhe em pormenores.
À manhã seguinte, o jovem torturado e traumatizado apareceu cheio de feridas e com o fígado destroçado  diante da estátua de Lincoln Park em Chicago. Por sorte, sobreviveu.

Captura e condenação
Gacy foi pego em 1978. Sua empresa prestou um serviço de reforma a uma loja, e nesta loja Gacy convidou um de 15 anos jovem a trabalhar em sua firma. O jovem, quando foi encontrar Gacy à noite, disse a amigos o que estava indo fazer. Quando se notou o sumiço do jovem, a polícia foi à casa de Gacy e sentiu um odor pútrido. Não foram encontrados corpos, porém haviam sedativos, algemas, livros sobre homossexualismo, instrumentos para “jogos” sexuais, uma pistola, um pênis de borracha, maconha, além de objetos.
 

A polícia começou a periciar as evidências e instituiu vigilância sobre ele. Descobriu-se então sobre o seu passado ( a condenação em outro estado) e que vários empregados seus, que geralmente eram menores, haviam desaparecido.Então, os investigadores voltaram a casa de Gacy e sentindo ainda o odor pútrido resolveram escavar o quintal onde foram encontrados nada menos que 28 corpos enterrados! Mais cinco foram resgatados nos rios.

Durante os anos que esteve na prisão se dedicou à pintura (especialmente populares eram as de palhaço e auto-retratos, mas também retratou Jesus, Hitler, personagens da Disney, outros criminosos etc.) cujos quadros chegaram a ter um valor de mais de 300 mil dólares. Ademais concedeu diversas entrevistas nas quais chamava sua vítimas de "viadões" e escória da humanidade.
Tinha uma rotina obsessiva na cadeia: anotava cada ligação, carta ou visita recebida, e até mesmo o que comeu. Conta-se que, nos 14 anos que esteve preso, passou a abusar de álcool e tentou suicídio.
Em nove de maio de 1994 depois de ter ingerido camarão, frango, batatas e morangos foi executado com uma injeção letal. Suas últimas palavras foram:
- "Beijem meu cu! Nunca saberão onde estão enterrados os demais".


Curiosidades:
- A cela onde esteve Gacy ficou preso foi usada recentemente para rodar a aclamada série Prison Brea.
- Jonathan Davis, vocalista da banda Korn, comprou o traje de palhaço de Gacy.
- O ex-tecladista da banda de Marilyn Manson usou parte do nome de John para sua "nova identidade": Madonna Wayne Gacy. 
-Na página do FBI você pode conferir os documentos sobre Wayne.
-They were just a bunch of worthless little queers and punks. ("Eles eram um bando de gays e vagabundos inúteis") — Wayne sobre suas vítimas.
-Existe um filme sobre Wayne que ganha seu próprio nome:

Bem, acho que é só... Iria postar um vídeo da entrevista de Gacy, mas só achei em inglês, qualquer coisa, é só vocês pesquisarem no Youtube "John Wayne Gacy" que irão achar, porém se quiserem mesmo o vídeo aqui, mesmo em inglês, é só comentarem, que eu coloco.
E aí? Bora assistir um filme de palhaços?

Um comentário: